Prefeitura realiza inscrições para abertura do ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo ao aleitamento materno

0

 

 

Para incentivar o aleitamento materno, a Prefeitura de Caraguatatuba realiza na próxima sexta-feira (29), das 8h às 12h, na Fundacc, a abertura oficial do ‘Agosto Dourado’.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

O evento é aberto ao público com foco para profissionais de saúde e toda rede de apoio à amamentação como pais, avós e sociedade em geral. Para participar é necessário se inscrever previamente no endereço: https://tinyurl.com/dc27xwuu. As vagas são limitadas.

A abertura será realizada pela Secretaria de Saúde, através da unidade do Banco de Leite Humano (BLH) e do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami). Contará com palestras sobre ‘Habilidades de comunicação no manejo da amamentação’ e sobre o funcionamento do Banco de Leite de Caraguatatuba.

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 para intensificar ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

A enfermeira e responsável pelo BLH/CEAMI de Caraguatatuba, Ana Cláudia Tripac, reforça a importância do aleitamento materno exclusivo, pelo menos até os seis meses de vida do bebê e sua continuidade até dois anos ou mais. “O leite materno contribui para o fortalecimento do sistema imunológico da criança, minimiza as cólicas intestinais, além de ser uma fonte de alimentação completa”, explica.

Confira a programação:

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura oficial (mesa de autoridades)

9h – Tema: “Habilidades de comunicação no Manejo da amamentação” – Palestra: Dra. Keiko Miyasaki Teruya. Doutora em Medicina Preventiva; especialista em Aleitamento Materno pela Lactation Program San Diego; consultora em Aleitamento Materno do Ministério de Saúde; membro da Câmara técnica de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde; presidente da Rede de Amamentação da Costa da Mata Atlântica.

10h – Apresentação Cultural Fundacc

10h30 – Tema: “Banco de Leite Humano CEAMI de Caraguatatuba”

Palestrante: Enfª Ana Cláudia Ferreira de Oliveira Tripac. Formada na faculdade Centro Universitário Módulo; pós-graduada em obstetrícia pela faculdade Unicsul; enfermagem em pediatria e neonatologia pela faculdade Albert Einstein; docência em enfermagem e enfermagem do trabalho FACON. Funcionária pública em Caraguatatuba desde 2009 onde colaborou com a fundação e implantação do CEAMI e Banco de Leite Humano de Caraguatatuba, capacitada pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano com o curso de processamento e controle de qualidade do leite humano.

12h – Apresentação Cultural e encerramento

Fonte: PMC

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.