Acolhimento às pessoas em situação de rua vai além e garante reinserção no mercado de trabalho

0

Caraguatatuba continua com o serviço de acolhimento à população adulta em situação de rua. Até o momento, o abrigo provisório conta com 50 pessoas. Na manhã desta segunda-feira (02), um grupo voluntário de cabeleireiras fez ação de corte de cabelo no local.

#PraCegoVer: Cabeleireira corta cabelo de homem (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Outro atendimento que está sendo realizado com os acolhidos é a reinserção no mercado de trabalho. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba tem feito ação de orientação e encaminhamento para entrevistas de emprego.

Rafael, de 32 anos, mostrou interesse, fez a entrevista de emprego, passou no teste e já iniciou as atividades no final de semana como pizzaiolo no estabelecimento Kintal do Marquinhos. Para o mais novo contratado é uma oportunidade única que não podia ser dispensada.

Rafael conta que foi abandonado desde bebê e com 10 anos de idade foi morar na rua. “Desde criança todas as minhas chances de ter uma vida melhor foram rompidas. Com 18 anos, ingressei na área como cozinheiro e achei que finalmente iria me estruturar, mas mais uma vez não deu certo. Estou em Caraguá há quatro meses e quando recebi o convite para vir ao abrigo não pensei duas vezes. Tenho certeza que esta é minha chance de finalmente ter meu lar”, conta.

A conquista do Rafael serviu de exemplo para maioria dos abrigados e uma força-tarefa do PAT foi montada para elaboração de currículos e confecção da Carteira de Trabalho daqueles que mostraram interesse.

#PraCegoVer: Cabeleireira corta cabelo de homem enquanto ele se olha no espelho (Foto: Claudio Gomes/PMC)

O prefeito Aguilar Junior, percebendo a vontade dos comerciantes em dar uma nova chance a este público, agradece. “Quero aqui parabenizar todos aqueles que hoje estão dando uma oportunidade para essas pessoas. Uma porta aberta pode mudar a vida de uma pessoa por completo”, disse.

A equipe de Serviço Social também realiza o trabalho de busca ativa para um possível retorno aos familiares ou à cidade de origem, confecção de documentos, encaminhamento para tratamento de dependência química. Os animais de posse dos acolhidos também estão sendo abrigados e alimentados.

Solidariedade

O Fundo Social de Caraguatatuba conta com a rede de solidariedade da população para doação de roupas de frio, principalmente masculinas, meias e peças íntimas.

“Diante desta demanda contamos com a ajuda de todos para que possamos atender com muito amor e carinho a população adulta em situação de rua neste período de frio intenso”, reforça a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar.

Fonte: PMC

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.