Caraguatatuba se destaca em tecnologia com criação de aplicativos e sistemas digitais

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Caraguatatuba se destaca em tecnologia com criação de aplicativos e sistemas digitais

A Prefeitura de Caraguatatuba, desde o ano de 2017, vem se destacando na criação e formulação de sistemas digitais e aplicativos para uso da população. Algumas das principais ações estão o ‘Vacina Caragua’, ‘Caraguatatuba 156’, câmeras de monitoramento e a recém-disponibilização do Cittamobi, que auxilia os passageiros da Praiamar na utilização do transporte público.

#PraCegoVer: Mulher utiliza o Cittamobi (Foto: Luis Gava/PMC)

Os trabalhos são liderados pela Secretaria de Tecnologia da Informação, que desde a data citada, desenvolveu quase 30 projetos para agilizar os processos da gestão municipal, desde atendimento até aprimoramento dos serviços.

O perfil inovador do Prefeito Aguilar Junior, permitiu um salto do desenvolvimento tecnológico e modernização dos serviços públicos municipais, tornando Caraguatatuba uma cidade digital e inteligente.

Uma ação que auxiliou neste desenvolvimento foi transformar a Diretoria de Informática na atual Secretaria de Tecnologia da Informação, em 2017. No mesmo ano, a cidade foi reconhecida pelo prêmio ‘Projeto Inovador’, concedido pela Rede Cidade Brasil. Com o prêmio, foi possível investir e desenvolver a capacidade dos servidores, executar projetos e apoiar as secretarias com as demandas que envolvam tecnologia.

Aguilar Junior participou, nesta terça-feira, do webinar organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), que teve como objetivo debater os benefícios da tecnologia na entrega de serviços mais eficientes e acessíveis para a população.

“Caraguatatuba nunca teve um investimento tão grande em tecnologia como tem agora. Minha missão, é transformar cada vez mais o município em uma cidade inteligente nos próximos anos”, explica Aguilar Junior.

Vacina Caragua

Lançado no início do mês de abril, o sistema ‘Vacina Caragua’, disponível no aplicativo ‘Caraguatatuba 156’, trouxe para os munícipes, agilidade na vacinação. Com ele, as pessoas podem realizar o seu cadastro e entrar na fila eletrônica da vacina. Quando sua faixa etária é liberada para vacinação, o morador recebe o seu agendamento e, em seguida, a vacina.

Com o sistema, todos os cadastros receberam a sua dose contra a Covid-19, sem filas ou aglomerações. Além disso, com a inscrição, as vacinas foram garantidas e nenhum munícipe após o agendamento, ficou sem receber a sua dose. Ao todo, em Caraguatatuba, foram aplicadas mais de 82 mil vacinas com o auxilio do sistema.

Caraguatatuba 156

Disponível desde o 2º semestre de 2019, a plataforma aproximou a interação entre a administração e os munícipes. A Central Integrada de Relacionamento consiste em três canais de atendimento ao munícipe: por meio de aplicativo de celular nos sistemas IOS e Android; pelo portal web no endereço eletrônico 156.caraguatatuba.sp.gov.br; e pelo telefone 156.

Até junho, a central ‘Caraguatatuba 156’ já registrou 138.309 solicitações. Destas, 87.633 foram concluídas, representando 63,36% de demanda atendida. Também foram realizados 78.167 downloads do aplicativo, sendo 18.930 apenas no mês de junho.

Câmera de Monitoramento

Já em março de 2017 foi realizada a entrega de 17 câmeras de monitoramento, reativadas após análise técnica de viabilidade e adequação dos equipamentos e recursos disponíveis. Os pontos de monitoramento foram definidos pelo Comando da Polícia Militar da cidade, conforme os índices de criminalidade. O Centro de Controle é baseado em uma sala da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Os agentes de trânsito e de segurança pública do Estado (polícia civil e policia militar) de plantão tem acesso ao sistema em tempo real. Além de servir de apoio a Polícia Militar, as câmeras servem para o monitoramento dos prédios públicos para evitar ocorrências relacionadas a furtos e atos de vandalismo.

Outros projetos

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou ainda outros projetos voltados para a tecnologia. O portal da gestão municipal foi 100% atualizado, adequando todas as abas e páginas, além de tornar o site acessível para pessoas com deficiência ocular, motora e com problemas de audição.

Além disso, a Secretaria de Tecnologia da Informação automatizou a entrega de exames laboratoriais; aprimorou os sistemas da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, da Ouvidoria, Gabinete do Prefeito, SAM e site do Procon; instalou internet fibra ótica em todas as Unidades Básicas de Saúde; criou os sistemas de Cadastramento dos Programas Habitacionais, de autorização para veículos de fretamento turístico, do monitoramento de temperatura e umidade dos CPDs; instalou e criou o projeto Wi-fi Livre, com pontos de internet espalhados por praças e pontos turísticos; implantou o servidor de Raio X para laudos terceirizados nas UPAs e Centro de Especialidades; migrou servidores físicos para virtualizados; entre outros projetos.

Fonte: PMC

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