Como está o Brasil em relação ao Mercado Externo?

0

Os dados de criação de emprego nos Estados Unidos foi muito bom e mostra uma possível e crescente reação da economia Americana para segundo trimestre. A aceleração da economia nos Estados Unidos deixa oportunidade para os países que já estiverem produzindo bem ou com seus estoques estruturados. Um dos pontos falhos no Brasil.

A falta de vacina está deixando o país atrasado na recuperação econômica. O Brasil perde espaço nas exportações para os Estados Unidos prejudicando muito a criação e até mesmo a manutenção de vagas de trabalho.

Um incêndio em uma fábrica de chips automotivos no Japão vem colocar em alerta empresas do setor no mundo todo. O Presidente Biden já entrou em negociação com as autoridades Japonesas para tentar encontrar uma solução, enquanto no Brasil,  a discussão ainda é se o Presidente Bolsonaro tem ou não apoio das forças amadas. Fabricas já estão programando reduzir suas produções e provavelmente terão que parar,  não por atitude política, mas por falta de peças.

A indústria de veículos no Brasil tem uma forte cadeia de sub empresas que dependem da continuidade de suas atividades e com esta eminente parada alguns empresários do ramo de fornecimento de peças temem por ter que fechar as portas.
A Honda suspendeu a fabricação do Civic durante os dez primeiros dias de março e no começo de fevereiro. Já a Volvo anunciou nesta segunda (22) que irá paralisar a maior parte da linha de montagem de caminhões até o final do mês.
Em Betim (MG) a Fiat reduziu o ritmo de fabricação na fábrica mineira durante duas semanas, do dia 10 de março ao dia 22. De acordo com o jornal O tempo de Betim, cerca de 600 funcionários receberam férias coletivas pela suspensão de um dos turnos.
A Volkswagen confirmou na última sexta-feira (19), o fechamento temporário de todas as suas fábricas no Brasil durante 12 dias corridos. Segundo a empresa, a decisão busca frear a propagação da Covid-19.

A falta de planejamento e tato para relações internacionais no atual governo vem prejudicando empresas e negócios no País, pressão interna contra o Presidente ou falta de habilidade de seus Ministro cada dia mais deixa claro que a economia e a retomada de empregos aqui no Brasil estão ficando mais distante.
E como sempre acontece o mais pobre o empregado e as pessoas mais humildes pagarão a conta.
Semana promete muita reflexão e ajustes, e a bolsa de valores deverá sofre seus solavancos.

Por: Rogério Araujo
CEO ROAR Educacional

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.