Não confunda clima com tempo

0

É comum perguntar para o meteorologista: como vai ser o clima amanhã? Como fica o clima no fim de semana. Ou ainda : o clima mudou completamente no fim da tarde. E vemos manchetes como: Frente fria muda o clima no Sul do Brasil. O clima esfriou muito ontem.

 

Para as pessoas que não são meteorologistas, estas frases estão corretas. Não tem nada estranho. Mas os meteorologistas ficariam incomodados com o uso errado da palavra clima. Nestas frases, a palavra clima foi usada como sinônimo de tempo, o tempo meteorológico. O problema é que, tecnicamente, em meteorologia, tempo clima são conceitos completamente diferentes, com dimensões temporais, abrangência e impactos distintos.

 

Em inglês temos a palavra weather para designar o tempo meteorológico e a palavra time,para o tempo do relógio.

 

Vamos tentar entender estas coisas, mas principalmente o que é o clima, como se prevê o clima, o que faz o clima mudar, qual o impacto da mudança do clima.

O Clima entre Nós conversa com com Patricia Madeira, meteorologista diretora de produtos da Climatempo e uma profissional muito experiente tanto na previsão de tempo como do clima.

 

Boa escuta!

 

-Fonte: Climatempo

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.