Caraguatatuba tem 546 pacientes recuperados da Covid-19

0
Caraguatatuba tem 546 pacientes recuperados da Covid-19

A emoção de Juliano Marques Carvalho, 37 anos, foi muita ao receber alta após 40 dias de internação por causa da Covid-19. Já na saída do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), na terça-feira (14), foi recepcionado por familiares e amigos, além de receber o carinho de toda equipe que o tratou nesse período.

#PraCegoVer: Corredor da saída do Hospital Regional do Litoral Norte. O paciente Juliano Marques Carvalho caminha. Ele está de camiseta branca, bermuda e chinelos e usa máscara de proteção no rosto e carrega uma mochila. Cinco profissionais da Saúde, todos de máscara, aplaudem. A esposa Júlia, com máscara de proteção, o aguarda com um balão transparente com outras bolas vermelhas no interior. (Foto: Divulgação/PMC)

Carvalho é enfermeiro da UTI Covid-19 na Casa de Saúde Stella Maris e começou a sentir os sintomas do novo coronavírus (tremor, calafrio, febre e tosse) no dia 27 de maio. No dia seguinte, passou pelo exame de tomografia onde resultou na imagem de ‘vidro fosco’, típica da doença.

Como os pulmões não estavam com comprometimento próximo a 50%, a conduta, a princípio, foi o tratamento em casa. Porém, no dia 4 de junho teve de ser levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro por uma ambulância do SAMU, pois a falta de ar estava insuportável. Dali já foi encaminhado direto para o HRLN.

“Pouco mais de uma semana de internação precisei ser intubado. Esse foi um momento de muito medo, mas entreguei nas mãos de Deus. Só fui extubado no dia 7 de julho e no dia 14 tive alta. Agradeço muito a Deus, aos amigos e familiares que fizeram uma grande corrente de orações e a toda a equipe de profissionais que me atendeu. Nasci novamente e estou muito feliz”, contou Juliano.

A esposa Júlia, 29 anos, enfermeira na UTI Neonatal do Stela Maris também contraiu a Covid-19 na mesma semana que ele, mas se recuperou rapidamente e não precisou de internação.

“Júlia também teve que ser guerreira e superar a pressão emocional nesses 40 dias, pois, além de lidar com a grande responsabilidade no trabalho, tinha a minha situação, além de cuidar da casa. Não foi fácil, mas vencemos”, afirmou.

Recuperados

Dos 682 pacientes confirmados com o novo coronavírus e atendidos em Caraguatatuba, 546 estão recuperados da doença (79,91%), de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Outros 216 casos estão em investigação. Até o momento, foram 41 óbitos registrados de pacientes de Caraguatatuba e dois de outros municípios, além de duas mortes em investigação.

Os casos positivos são acompanhados pelo Canal de Atendimento da Saúde. Os pacientes são monitorados diariamente por telefone, inclusive nos feriados e finais de semana.

O acompanhamento começa desde a notificação até completarem os 14 dias de sintomas ou por maior período, se o paciente permanecer sintomático.

Leitos ocupados

Nesta quinta-feira (16) há uma pessoa internada na UTI da UPA Covid e 25 pacientes na Enfermaria.

Na Casa de Saúde Stella Maris há cinco pessoas internadas na UTI Covid-19 e 18 na Enfermaria.

No Hospital Regional do Litoral Norte há 12 pacientes na UTI e sete na Enfermaria.

Bairros afetados

O registro de casos por bairro: Aruan, seis casos; Balneário Garden Mar, um; Balneário Maria Helena, um caso; Balneário Santa Marta, um; Barranco Alto, 37; Benfica, dois; Jardim Califórnia,cinco; Capricórnio, um; Caputera, nove; Casa Branca, sete; Centro, 16; Cidade Jardim, quatro; Condomínio Costa Nova, dois; Estrela D’Alva, nove; Flecheiras, um; Gaivotas, 27; Golfinho, sete; Jetuba, três; Indaiá, 38; Ipiranga, dois; Jardim Britânia, cinco; Jardim Jaqueira, 11; Jaraguá, 12; Jaraguazinho, 12; Jardim Forest, um; Jardim do Sol, quatro; Jardim Itaúna, um; Jardim do Horto, um; Jardim Santa Rosa, um; Jardim Samambaia, três; Jardim Maristela, dois; Jardim Primavera, cinco; Jardim Rio Santos, quatro; Jardim do Sol, quatro; Martim de Sá, 20; Massaguaçu, 28; Morro do Algodão, 18; Condomínio Nova Caraguá, seis; Olaria, 18; Pegorelli, 11; Perequê-Mirim, 36; Poiares, 24; Prainha, quatro; Pontal Santa Marina, 10; Nova Caraguá, seis; Porto Novo, 22; Ponte Seca, seis; Portal da Fazendinha, um; Portal das Flores, um; Porto Novo, 22; Praia das Palmeiras, 23; Recanto do Sol, seis; Rio Claro, seis; Rio do Ouro, 21; Sumaré, 17; Tabatinga, seis; Tarumã, cinco; Tinga, 22; Travessão, 23; Verde Mar, um; Vila Atlântica, dois.

Caraguatatuba também atendeu 36 pacientes de São Sebastião; 41 de Ubatuba; cinco de Ilhabela; cinco de São Paulo; seis de Natividade da Serra; um de Rio Claro; dois de São José dos Campos; um do Guarujá; um de Campinas; um de Juquiá; um de Magé (RJ); e um de Itabirito (MG).

F: PMC

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.