Saúde de Ubatuba se prepara para o enfrentamento ao coronavírus

0

A Vigilância em Saúde de Ubatuba iniciou uma jornada de orientações técnicas sobre o coronavírus (COVID-19) para toda a rede de assistência em saúde de Ubatuba, pública e privada. O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente da doença foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

A capacitação envolve tanto médicos e enfermeiros, quanto motoristas, técnicos de enfermagem, agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, toda a equipe de profissionais da Vigilância em Saúde, profissionais da Santa Casa, dos pronto-atendimentos e do NASF-AB.

O primeiro encontro reuniu a equipe do SAMU – Serviço Móvel de Atendimento em Urgência – na manhã do dia 3. O calendário continua com orientações a médicos no dia 4 e enfermeiros no dia 6, no Teatro Municipal, às 13h30, destinadas a profissionais tanto da rede pública quanto da privada.

Já nos dias 9, 10 e 12 de março, em três turnos, será realizada a capacitação de técnicos de enfermagem, agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde e outros profissionais que atuam nos equipamentos da rede de saúde, como recepcionistas, auxiliares de serviços gerais e auxiliares administrativos.

A última capacitação acontecerá no dia 17 de março, na sala de reuniões da Saúde, voltada para a equipe do NASF-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família da Atenção Básica).

Após a conclusão da jornada de orientações à rede de saúde, a Vigilância em Saúde promoverá conversas de conscientização da sociedade incluindo a rede da Educação, Assistência Social, organizações da sociedade civil, bem como representantes dos setores de comércio e turismo.

Vacinação contra a Gripe Influenza

A Vigilância em Saúde informa que ainda não recebeu orientações mais detalhadas sobre a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe Influenza, conforme anunciado nos meios de comunicação pelo Ministério da Saúde.

A orientação é que a população acompanhe a página internet e as redes sociais da Prefeitura de Ubatuba para acompanhar as notícias em relação às campanhas da saúde.

Orientações simples de combate a viroses

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.