Conheça nova lei para transporte de vidro

0

Atenção: nova lei para transporte de vidros está em vigor

Se sua vidraçaria trabalha com caminhão acima de 3500 kg, então fique atento, pois eles foram proibidos pela Resolução 552/2015 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que data de 17 de setembro de 2015.

A lei entrou em vigor em 2017 e todos terão que se adaptar até o final de 2018, e exige uma mudança na amarração das cargas. Toda carga transportada por caminhões, picapes ou caminhonetes – inclusive o vidro – não poderá ser amarrada com as tradicionais cordas e os ganchos terão que ser trocados por um dispositivo de metal preso na madeira.

Cinta têxtil, correntes ou cabos de aço
O uso da corda foi proibido para amarração das cargas, sendo permitida apenas nas lonas. As cargas devem ser amarradas com cintas próprias para fixação, correntes ou cabos de aço. No caso dos vidraceiros, que normalmente não utiliza de lonas, é melhor esquecer as cordas e aderir as cintas têxteis, já que o vidro não pode entrar em atrito com materiais metálicos como correntes e cabo de aço, correndo o risco de danificá-lo.

O que pode acontecer se for pego?
É difícil atender todas as leis burocráticas de nosso país mas neste caso se trata de segurança, então não vale a pena correr o risco. Veja as punições:

Motorista: infração grave e 5 pontos na Carteira nacional de habilitação (CNH);

Dono do veículo: multa de R$ 195,23;

Resultado: em uma fiscalização o motorista terá que regularizar imediatamente no local, senão terá apreensão do veículo. Além disso, poderá ser responsabilizado – civil e criminalmente – caso cause algum acidente devido a situação incorreta de transporte de cargas (vidros).

Nunca arramar na madeira do caminhão

Com a lei ficou proibida a fixação da carga diretamente na madeira, portanto as cintas têxteis devem ser amarradas na parte de metal ou no chassi do veículo. A amarração não poderá ser feita pelo lado de fora, mas sim, por dentro da carroceria. Fixar pelo lado externo só é possível caso a carga a ser transportada ocupe toda a área entre as laterais do veículo. Veja na ilustração:

Adaptação nos veículos

Para cumprir a lei, desde 2017 os veículos estão sendo fabricados seguindo a norma, mas se seu veículo é anterior a este ano – é o caso da maioria dos vidraceiros – será preciso adaptá-lo para seguir a resolução 552/2015 do CONTRAN. Se quiser conferir a Lei na íntegra, só baixar o pdf aqui.

Fonte: SK Kits

What do you want to do ?

New mail

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.